fbpx

Aterosclerose: o que é isso?

Sedentarismo, má alimentação, pressão alta e tabagismo. Você se identificou com mais de uma das ilustrações? Saiba que essas estão entre as principais causas da Aterosclerose, uma doença que prejudica a circulação sanguínea e provoca sérios problemas à saúde, como um todo.

Quer saber mais sobre o assunto? Os angiologistas e cirurgiões vasculares da Clínica das Veias – Diagnóstico e Tratamento de Doenças Vasculares, Dr. Alcides Araújo e Dr. Leonardo Nóbrega, explicam tudo sobre essa patologia.

Aterosclerose

Definição
O nome não vem de hoje. Foi em 1829 que se falou, pela primeira vez, em Aterosclerose como um processo natural do organismo, que comprometia as paredes das artérias, em função do envelhecimento. Mais de um século depois (1958) a Organização Mundial da Saúde (OMS) trouxe na conceituação que nas placas formadas nas artérias há um tecido gorduroso amolecido.

Para entender: hoje é considerada uma doença crônica de vasos sanguíneos caracterizada pela formação de placas de gordura, em qualquer artéria do corpo, que obstruem o fluxo de sangue.

Pacientes
A Aterosclerose progride ao longo da vida, sendo que evolui de forma mais acelerada na fase adulta. Por isso, ao contrário do que se pensava e ainda muitos supõem, não é uma doença típica de idosos. Simplesmente, na velhice, ela está acentuada.

Os homens são as principais vítimas, e os dados do Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dão uma ideia dessa ocorrência maior no sexo masculino. De acordo com o levantamento, em 1995, na cidade de São Paulo, a doença coronariana foi mais prevalente em homens até os 75 anos. A partir desta faixa etária, os dois sexos apresentam a mesma prevalência.

Causas
Fique de olho nos fatores de riscos: sedentarismo, diabetes, hipertensão arterial, taxa alta de colesterol, tabagismo, elevação da homocisteína (aminoácido presente no plasma do sangue relacionado ao surgimento de doenças cardiovasculares), algumas infecções, entre outros.
Por isso, a adoção de hábitos saudáveis representa mais que mudança de comportamento, é prevenção e qualidade de vida.

Sintomas
Lembra-se que a Aterosclerose pode atingir qualquer artéria do corpo? Por isso, o sintoma varia de acordo com a região onde surgirem as placas. Quando ocorre nos membros inferiores, são comuns as dores ao exercitar as pernas. Com isso, uma simples caminhada pode se tornar um grande incômodo. Se a situação piora, há chances de haver gangrena das extremidades (pés). Já se forem as artérias coronárias (as que envolvem o coração) as adoecidas, há dor no peito por angina (desconforto causado pela redução de fluxo sanguíneo no coração) ou infarto.

Diagnóstico
Durante a consulta, o médico investiga a presença dos fatores de risco. Ao longo da conversa, ele questiona o paciente a respeito de quando apareceram os sintomas e o que ele tem sentido nos últimos dias. A partir destas informações, o especialista solicita exames complementares (sangue e de imagem).
A Clínica das Veias realiza todo esse processo de diagnóstico (consulta e exames) de forma rápida e segura por contar com uma estrutura moderna e equipe multidisciplinar treinada e qualificada para realizar toda a investigação necessária para oferecer o atendimento mais humanizado.

Tratamento
A mudança de hábitos é a principal forma de tratar a patologia. O especialista oferece opções, como a retirada do cigarro do dia a dia, dieta balanceada, atividade física pelo menos 3 vezes por semana e lazer para aliviar o estresse. Ao lado disso, o médico pode prescrever medicamentos específicos, inclusive para controlar a pressão e os níveis de colesterol e de triglicerídeos.

Atenção
Não entregue a saúde à sorte. A doença cardiovascular como complicação da aterosclerose é, atualmente, a causa mais importante de morbidade e mortalidade entre idosos, especialmente em países desenvolvidos.
Em geral, as patologias cardiovasculares são responsáveis por 29,4% de todas as mortes registradas no Brasil, em um ano. Isso significa que mais de 308 mil pessoas tiveram a vida interrompida, principalmente por conta de infarto e de acidente vascular cerebral (AVC).
Faça um check-up vascular, pelo menos uma vez por ano. Esse acompanhamento faz toda a diferença. O que parece ser uma consulta desnecessária é um procedimento que permite diagnóstico precoce, tratamento mais eficaz e menos riscos e sequelas. Além disso, a qualquer sinal de dificuldades na circulação, procure o angiologista/cirurgião vascular.

Consulte seu médico para identificar a Aterosclerose

Saiba mais sobre o Dr. Leonardo Pires de Sá Nóbrega

Nascido em João Pessoa, na Paraíba, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Fez Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário da UFPB (2002-2003) e em Angiologia e Cirurgia Vascular no Hospital de Base do Distrito Federal (2004 e 2005).

O Dr. Leonardo Pires de Sá Nóbrega é Angiologista e Cirurgião Vascular da Clínica de Veias desde 2007, e Angiologista e Cirurgião Vascular do Hospital de Base do Distrito Federal desde 2008. Além disso, tem título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e pela Associação Médica Brasileira. No currículo traz, ainda, o Certificado de Especialista em Ecografia Vascular com Doppler, pela Associação Médica Brasileira, Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.

Ele é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (2006), do American College of Phlebology (2011) e da Society for Vascular Surgery (2015).

Saiba mais sobre o Dr. Alcides Araújo

Nascido em Três Pontas, em Minas Gerais, graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena (1994). Fez Residência Médica em Cirurgia Geral no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG – 1995 e 1996) e em Angiologia e Cirurgia Vascular no Hospital de Base do Distrito Federal (2005 e 2006).

O Dr. Alcides Araújo tem Mestrado em Ciências para a Saúde pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS/FEPECS/SES/DF – 2015). É Angiologista e Cirurgião Vascular da Clínica de Veias e Angiologista e Cirurgião Vascular do Hospital de Base do Distrito Federal, ambos desde 2007. Além disso, tem título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e pela Associação Médica Brasileira.

No currículo traz, ainda, o Certificado de Especialista em Ecografia Vascular com Doppler pela Associação Médica Brasileira, Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.

Ele é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, da International Society of Thrombosis and Haemostasis (ISTH – EUA), da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e da Society for Vascular Surgery (SVS – EUA), desde 2014.

Saiba mais sobre a Clínica das Veias

A Clínica das Veias busca oferecer serviços de excelência nas especialidades médicas de Angiologia, Cirurgia Vascular e Ecografia Vascular com Doppler. Trata-se de uma unidade médica especializada no tratamento e exames de doenças da circulação. Entre elas: varizes, trombose venosa, inchaço e dor nas pernas, alterações nas artérias e vasos linfáticos.

Os médicos, altamente comprometidos e com títulos de especialistas, preocupam-se em fornecer as mais atualizadas e eficientes modalidades de tratamento disponíveis, com seriedade, honestidade, informação e completa transparência, onde tudo é feito visando sempre o bem-estar, a segurança, o conforto e a satisfação de nossos clientes.
O nosso trabalho é focado em valores como ética, transparência, humanização, credibilidade e inovação contínua. Venha conhecer nossas instalações e saber mais sobre nossos serviços.

A Clínica das Veias funciona no seguinte endereço: SEPS 715/915, Edifício Pacini, Conjunto A, Bloco D, Salas 317/318, Asa Sul, Brasília – DF.
Fones: (61) 3202-4332 – 3202-4232 – 8131-2721
www.clinicadeveias.com.br
veiasclinica@gmail.com

4 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Leia também