fbpx

Já pensou em tratar suas varizes com endolaser?

Quem tem varizes sabe bem como é. Elas podem arder e doer, sem falar que estão entre os inimigos de uma boa aparência das pernas. Quem chega ao ponto de não mais suportar o incômodo e as marcas vai logo atrás de uma solução. Em geral, busca-se uma técnica que seja menos invasiva possível. Afinal, já se foi o tempo em que as varizes só eram resolvidas por meio de uma cirurgia.

Você já ouviu falar no endolaser para resolver esse problema? Os médicos Dr. Leonardo Pires de Sá Nóbrega e Dr. Alcides Araújo da Clínica das Veias trazem as principais informações sobre a técnica e tiram todas as dúvidas.

Em primeiro lugar, saiba o que é o laser. Ele é um feixe de luz. Ao contrário da luz que conhecemos, essa não se dispersa e percorre sempre os espaços de forma paralela. Além disso, apresenta uma única cor. O laser varia de acordo com o comprimento de onda.

O uso do endolaser tem sido adotado no tratamento de varizes e é indicado ao paciente que apresenta safena com refluxo e, ao lado disso, se queixa de dor, peso e inchaço nas pernas. Os casos em que a veia safena é insuficiente e está conectada a varizes de grosso calibre apresentam bons resultados com a técnica.

O procedimento é feito em um centro cirúrgico, onde o paciente recebe anestesia raquidiana ou peridural. O cirurgião punciona a safena – veia localizada entre o tornozelo e a virilha, considerada a mais longa do corpo humano – com uma agulha, pela qual introduz uma fibra com laser. Ela é inserida com a ajuda de um aparelho de ultrassonografia vascular.

Depois disso, injeta-se uma solução com soro fisiológico em torno da safena, dispara-se o laser e se inicia uma tração para puxar a fibra. Finalizada a etapa de tratamento das safenas, começa a retirada das varizes. Todo esse processo leva em média 1h30min, dependendo da quantidade de varizes. O paciente recebe alta no dia seguinte.

Você pode ter pensado na seguinte pergunta: quais as vantagens do endolaser? São várias. Trata-se de um procedimento menos agressivo do que a cirurgia tradicional. Com isso, o paciente sente menos incômodo e recupera-se melhor e mais rápido. Observa-se também redução de inchaço, sangramento, dor e hematoma, no período pós-operatório. A ausência de cicatrizes permite à pessoa se movimentar sem restrições ou receios. Tudo isso faz com que volte mais rapidamente às atividades do dia a dia, como dirigir, fazer caminhadas e retornar ao trabalho.

Há contraindicações para o uso do endolaser. Elas são as mesmas para a cirurgia convencional. Mas só é possível dizer que a técnica está indicada após os resultados dos exames pré-operatórios solicitados pelo médico durante a consulta. Entre eles, o risco cirúrgico feito pelo cardiologista e os exames laboratoriais.

Por isso, a importância de o paciente procurar um Angiologista e Cirurgião Vascular, com título de especialista e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). Ao estar devidamente preparado e capacitado, ele levará em conta as avaliações, o estado de saúde do paciente e apresentará todas as possibilidades de tratamento, inclusive se será o caso de usar o endolaser ou não.

Na atualidade, o melhor laser para realizar o tratamento das safenas é aquele que mede 1470 nm de comprimento de onda. Em 2008, esse tipo de laser foi aprovado pelo FDA. Na Clínica das Veias esse procedimento é adotado sempre que se mostra eficiente e adequado para os pacientes.

Saiba mais sobre o Dr. Leonardo Pires de Sá Nóbrega

Nascido em João Pessoa, na Paraíba, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Fez Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário da UFPB (2002-2003) e em Angiologia e Cirurgia Vascular no Hospital de Base do Distrito Federal (2004 e 2005).

O Dr. Leonardo Pires de Sá Nóbrega é Angiologista e Cirurgião Vascular da Clínica de Veias, desde 2007, e Angiologista e Cirurgião Vascular do Hospital de Base do Distrito Federal, desde 2008. Além disso, tem título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e pela Associação Médica Brasileira. No currículo traz ainda o Certificado de Especialista em Ecografia Vascular com Doppler, pela Associação Médica Brasileira, Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.

Ele é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (2006), do American College of Phlebology (2011) e da Society for Vascular Surgery (2015).

Saiba mais sobre o Dr. Alcides Araújo

Nascido em Três Pontas, em Minas Gerais, graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena (1994). Fez Residência Médica em Cirurgia Geral no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais – IPSEMG (1995 e 1996) e em Angiologia e Cirurgia Vascular no Hospital de Base do Distrito Federal (2005 e 2006).

O Dr. Alcides Araújo tem Mestrado em Ciências para a Saúde ESCS/FEPECS/SES/DF (2015). É Angiologista e Cirurgião Vascular da Clínica de Veias e Angiologista e Cirurgião Vascular do Hospital de Base do Distrito Federal, ambos desde 2007. Além disso, tem título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e pela Associação Médica Brasileira.

No currículo traz ainda o Certificado de Especialista em Ecografia Vascular com Doppler, pela Associação Médica Brasileira, Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.

Ele é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, da International Society of Thrombosis and Haemostasis – ISTH – EUA, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e da Society for Vascular Surgery – SVS-EUA , desde 2014.

Saiba mais sobre a Clínica das Veias

A Clínica das Veias busca oferecer serviços de excelência nas especialidades médicas de Angiologia, Cirurgia Vascular e Ecografia Vascular com Doppler. Trata-se de uma unidade médica especializada no tratamento e em exames de doenças da circulação. Entre elas: varizes, trombose venosa, inchaço e dor nas pernas, alterações nas artérias, vasos linfáticos, dentre outras.

Os médicos, todos com títulos de especialistas, são altamente comprometidos com a preocupação de fornecer as mais atualizadas e eficientes modalidades de tratamento disponíveis, com seriedade, honestidade, informação e completa transparência, onde tudo é feito visando sempre o bem-estar, segurança, conforto e satisfação de nossos clientes.

O nosso trabalho é focado em valores como ética, transparência, humanização, credibilidade e inovação contínua. Venha conhecer nossas instalações e saber mais sobre nossos serviços.

A Clínica das Veias funciona no seguinte endereço:
SEPS 715/915 Edifício Pacini – Conjunto A – Bloco D – Salas 317/318 – Asa Sul – Brasília – DF
Contatos: (61) 3202-4332 e 3202-4232 e (61) 8131-2721

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Leia também