fbpx

Ecodoppler: o guia da circulação sanguínea

O ecodoppler é um exame simples, realizado através de ultrassons. Ele permite avaliar a velocidade do fluxo sanguíneo. Ou seja, por meio dele é possível analisar a presença de coágulos, oclusões e aneurismas, o funcionamento de válvulas, o estreitamento de artérias e mais. Por essa razão, o ecodoppler é o exame de referência para diagnóstico de problemas circulatórios, um verdadeiro guia da circulação sanguínea.   

Para que serve o ecodoppler venoso

O ecodoppler das veias é utilizado para aferir problemas nos vasos que transportam o sangue de volta dos membros e extremidades até o coração. De forma que pode ajudar a avaliar o sistema venoso superficial e também o profundo. Portanto, é indicado na investigação da trombose venosa profunda e da insuficiência venosa crônica – as chamadas varizes. 

Capaz de fornecer informações hemodinâmicas, como os pontos exatos com alteração de fluxo, o ecodoppler pode tornar o tratamento mais eficiente. Além de permitir o acompanhamento dos resultados da terapêutica adotada. Afinal, pode ser repetido quantas vezes forem necessárias sem qualquer prejuízo ao paciente. 

Como o exame é utilizado na investigação das artérias

Doenças como a aterosclerose – acúmulo de colesterol nas paredes das artérias, causando obstrução do fluxo sanguíneo – são comuns da idade. Contudo, a aterosclerose pode levar a problemas graves como o infarto, quando acomete as artérias coronárias. Ademais, quando atinge os membros inferiores podem ocorrer dor e claudicação. Por fim, há risco de acidente vascular cerebral quando a doença compromete as carótidas.

O ecodoppler arterial é o exame de excelência para o diagnóstico da condição. A saber, a sensibilidade e especificidade do ecodoppler permitem quantificar os níveis dos depósitos de gordura nas artérias. Assim, é possível orientar e acompanhar o tratamento. 

Ecodoppler de carótida na prevenção do AVC

Placas de colesterol podem se soltar da parede da artéria carótida e obstruir o fluxo sanguíneo até o cérebro. Como consequência ocorre a morte das células cerebrais, o AVC. Tal condição é propiciada pela aterosclerose.     

Dessa maneira, o ecodoppler de carótidas é indicado quando há histórico ou suspeita de aterosclerose. Ou ainda quando o paciente apresenta sintomas característicos como tontura e desmaios. Mesmo porque o exame é capaz de avaliar o estreitamento das artérias e a velocidade com o que o sangue circula em seu interior. 

Saiba mais sobre a Clínica de Veias

A Clínica de Veias busca oferecer serviços de excelência nas especialidades médicas de angiologia, cirurgia vascular e ecografia vascular com doppler. Afinal, a unidade médica é especializada no tratamento e exames de doenças da circulação. Só para exemplificar, entre as doenças estão varizes, trombose venosa, inchaço e dor nas pernas, alterações nas artérias e vasos linfáticos.

9 Comentários. Deixe novo

  • Sueli Maria Alves
    05/03/2021 12:39

    Bom dia tenho doresno gluten que desce por de tras da perna ate chegar ao pe dormencia formigamento e dificuldade em caminhar na perna esquerda.qual exame fazer para descobrir se é má circulação. Agradeço se responderem tenho muitas dores

    Responder
  • Alcinei De Castro Moriz
    02/04/2022 06:13

    Oi pfv me ajude eu tenho muito mar circulação vascular pernas i braços i mão pé não tou aguentando e dores inchaço coceira formigamento quentura exeço de peso dormência nos braços i pernas não aguento muito em pé caminho doi não aguento trabalhar por causa dessas dores faço força doi tanto nos braços i pernas tou sentido agora umas pontada no coração as vez tou afastado pelo inss por outro problema também de varicocele no testículo i não tou recebendo nem um benefício isso causou de uns trabalho repetitivo na empresa carregando produto pesado porq elis não pode da um acidente de trabalho me ajude

    Responder
  • Preciso fazer um orçamento para que meu esposo faça um exame pq ficou 7 dias de repouso com o tornozelo direito inchado,quente e dolorido que o impedia de pisar o pé para caminhar e usou nestes dias a muleta para ajudar.Mas no 5°dia o pé estava bem melhor porém o que piorou foi o joelho da mesma perna direita.
    Obs :todas as noites teve febre e estava tomando a medicação que o médico passou foi o Flancox(Etodolaco)600mg de 12/12 hs

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Leia também