fbpx

Veja a importância do Ecodoppler Vascular

O Ecodoppler Vascular não é tão recente. Há mais ou menos 30 anos é usado para estudar as doenças do aparelho circulatório. Como previsto, com a inovação, ao longo dos anos, ganhou melhorias. O uso de computadores com processadores cada vez mais rápidos tem possibilitado a geração de imagens mais precisas e com maior definição.

Ecodoppler VascularVocê deve estar se perguntando quando o Ecodoppler Vascular é indicado. O médico solicita este exame em diversas situações. Quando o assunto é diagnóstico, o procedimento é de fundamental importância. Por meio dele, é possível descartar ou confirmar suspeita de doenças como varizes, trombose venosa profunda, aneurismas e doença aterosclerótica. E a importância não se restringe ao diagnóstico, mas também ao tratamento e acompanhamento dessas e outras patologias de origem venosa ou arterial. Ele é indispensável ainda na programação e realização das cirurgias de varizes e como avaliação pré e pós-operatória de fístulas arteriovenosas para hemodiálise.

O exame não é invasivo e não necessita de contraste. O profissional espalha um gel ultrassonográfico pela pele do paciente – na área desejada, e desliza suavemente um transdutor, aparelho ligado ao computador, pelo local. O equipamento capta as informações das ondas ultrassonográficas e as envia para o computador, que processa esses dados e os transforma em imagens reproduzidas no monitor.

Há quem diga: é uma ecografia? Podemos dizer que sim, só que mais aperfeiçoada. A ecografia normal garante a imagem em tempo real dos tecidos do corpo humano. O ecodoppler vai além, ao possibilitar um recurso físico chamado de efeito Doppler à ultrassonografia. Esse acréscimo permite avaliar simultaneamente o sentido e a velocidade da circulação do sangue nos vasos sanguíneos e nas câmaras cardíacas. O sentido do fluxo sanguíneo é mapeado, no monitor, nas cores azul e vermelha, conforme o sentido da circulação.

Um detalhe muito importante a ser considerado é que se trata de um procedimento a ser realizado em local devidamente preparado e por um profissional capacitado. O equipamento deve contar com a tecnologia necessária para exercer seu papel, e o profissional deve ter habilidade técnica e conhecimentos científicos relacionados ao exame. É fundamental que ele tenha o certificado de especialização em Ecografia Vascular emitido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e pela Associação Médica Brasileira, que comprova e certifica a qualidade técnica do profissional.

O Ecodoppler Vascular apresenta inúmeras vantagens. Entre elas:

  • não é invasivo;
  • dispensa contrastes orais ou venosos;
  • alta precisão quando feito por médico qualificado e com aparelho de boa qualidade;
  • pode ser repetido quantas vezes forem necessárias;
  • apresenta baixo custo, se comparado a outras técnicas, como tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética.

A Clínica das Veias, que prima por qualidade e responsabilidade, utiliza o Ecodoppler Vascular sempre que há necessidade, inclusive como extensão da consulta médica, quando necessário. Isso proporciona uma definição mais rápida e eficaz da doença. Dessa forma, o paciente já pode sair da clínica com o diagnóstico firmado e com o tratamento adequado iniciado.Ecodoppler Vascular

Saiba mais sobre o Dr. Leonardo Pires de Sá Nóbrega

Nascido em João Pessoa, na Paraíba, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Fez Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário da UFPB (2002-2003) e em Angiologia e Cirurgia Vascular no Hospital de Base do Distrito Federal (2004 e 2005).

O Dr. Leonardo Pires de Sá Nóbrega é Angiologista e Cirurgião Vascular da Clínica de Veias, desde 2007, e Angiologista e Cirurgião Vascular do Hospital de Base do Distrito Federal, desde 2008. Além disso, tem Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e pela Associação Médica Brasileira. No currículo traz ainda o Certificado de Especialista em Ecografia Vascular com Doppler, pela Associação Médica Brasileira, Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.

Ele é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (2006), do American College of Phlebology (2011) e da Society for Vascular Surgery (2015).

Saiba mais sobre o Dr. Alcides Araújo

Nascido em Três Pontas, em Minas Gerais, graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena (1994). Fez Residência Médica em Cirurgia Geral no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais – IPSEMG (1995 e 1996) e em Angiologia e Cirurgia Vascular no Hospital de Base do Distrito Federal (2005 e 2006).

O Dr. Alcides Araújo tem Mestrado em Ciências para a Saúde ESCS/FEPECS/SES/DF (2015). É Angiologista e Cirurgião Vascular da Clínica de Veias e Angiologista e Cirurgião Vascular do Hospital de Base do Distrito Federal, ambos desde 2007. Além disso, tem Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e pela Associação Médica Brasileira.

No currículo traz ainda o Certificado de Especialista em Ecografia Vascular com Doppler, pela Associação Médica Brasileira, Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.

Ele é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, da International Society of Thrombosis and Haemostasis – ISTH – EUA, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e da Society for Vascular Surgery – SVS – EUA, desde 2014.

Saiba mais sobre a Clínica das Veias

A Clínica das Veias busca oferecer serviços de excelência nas especialidades médicas de Angiologia, Cirurgia Vascular e Ecografia Vascular com Doppler. Trata-se de uma unidade médica especializada no tratamento e exames de doenças da circulação. Entre elas: varizes, trombose venosa, inchaço e dor nas pernas, alterações nas artérias, vasos linfáticos, dentre outras.

Os médicos, altamente comprometidos e com títulos de especialistas, preocupam-se em fornecer as mais atualizadas e eficientes modalidades de tratamento disponíveis, com seriedade, honestidade, informação e completa transparência, onde tudo é feito visando sempre o bem-estar, a segurança, o conforto e a satisfação de nossos clientes.

O nosso trabalho é focado em valores como ética, transparência, humanização, credibilidade e inovação contínua. Venha conhecer nossas instalações e saber mais sobre nossos serviços.

A Clínica das Veias funciona no seguinte endereço: SEPS 715/915, Edifício Pacini, Conjunto A, Bloco D, Salas 317/318, Asa Sul, Brasília – DF. Contatos: (61) 3202-4332, 3202-4232 e (61) 98131-2721.

2 Comentários. Deixe novo

  • Felipe Quintana
    06/07/2020 19:00

    Que especializacoes, e titulos, é necessário para o médico atender convenios em ecografia vascular.
    Obrigado.

    Responder
    • Olá! Tudo bem? A clínica está na SEPS 715/915, Conjunto A, Edifício Pacini, Bloco D, Salas 317-318, Asa Sul, Brasília-DF. Entre em contato conosco pelo telefone (61) 3202-4332 ou WhatsApp (61) 99148-7274 e marque a sua consulta. Obrigado!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Leia também