Agende sua consulta na Clínica de Veias

O que são varizes?

Varizes são veias tortuosas e dilatadas que surgem pelo adoecimento dos vasos sanguíneos. A presença da variz indica uma veia doente, sendo muitas vezes o primeiro sinal de uma insuficiência venosa crônica. Portanto, o problema vai muito além de uma questão estética.

Algumas varizes são calibrosas e evidentes na pele. Outras, de menor calibre, chamadas de microvarizes ou telangiectasias, também são conhecidas popularmente como “vasinhos”. As varizes podem causar sensação de peso nas pernas, dor e inchaço. Nas mulheres, principalmente durante o período pré-menstrual e na gravidez, os sintomas tendem a piorar.

Estudos divulgados pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) apontam que 38% da população brasileira tem varizes, sendo que as mais acometidas são as mulheres, em especial as mais idosas.

A predisposição familiar, o sexo feminino, a idade, a obesidade e o número de gestações são fatores de risco para o surgimento de varizes.

Como se formam as varizes?

As varizes se formam quando há falha nas válvulas, prejudicando o funcionamento da circulação, causando um acúmulo de sangue e pressão exercida nas paredes dos vasos, fazendo com que ocorra uma dilatação. É esse alargamento anormal que provoca a formação das varizes.

As veias das pernas são os vasos responsáveis pelo retorno do sangue que irriga as pernas e os pés de volta ao coração. Nossas veias possuem válvulas, cuja função é impedir que o sangue volte para os pés, por ação da força da gravidade quando ficamos de pé.

Se essas válvulas não funcionam bem, o sangue fica “parado” dentro das veias que se dilatam e ficam tortuosas com o passar do tempo, sobrecarregando a circulação e causando os sintomas relacionados às varizes, como sensação de peso, dor e inchaço nas pernas e nos pés.

Saiba como prevenir o surgimento de varizes

Existem algumas orientações que podem evitar o aparecimento das varizes:

Tentar não ganhar peso;
Manter uma dieta rica em fibras para evitar problemas intestinais;
Realizar exercícios físicos;
Não fumar;
Consultar regularmente o angiologista ou cirurgião vascular.

Apesar de muitas vezes as varizes parecerem inofensivas, a falta de tratamento pode gerar problemas graves, como, por exemplo, a trombose.

O tratamento específico das varizes depende da veia afetada. Aqueles cordões varicosos, salientes e visíveis, que elevam a pele, e aquelas pequenas veias de trajeto tortuoso ou retilíneo são de tratamento cirúrgico.

Já as telangiectasias ou aranhas vasculares devem ser tratadas pela escleroterapia (injeção de uma solução esclerosante dentro destes vasos) ou laser.

Corpo clínico especializado em tratamento de varizes

Dr. Alcides Araújo

CRM-DF 9.681

Dr. Leonardo Nóbrega

CRM-DF 13.198

Dr. Marcos Cunha Pessoa

CRM-DF 15.705

Dr. Daniel Augusto

CRM-DF 19.034

Angiologia, Cirurgia Vascular e Ecografia Vascular com Doppler

Realize seu tratamento de varizes na Clínica de Veias em Brasília.

A Clínica de Veias é uma unidade médica especializada no tratamento e exames de doenças vasculares como varizes, trombose venosa, inchaço e dor nas pernas, alterações nas artérias, vasos linfáticos, aneurismas, entre outras.

Realize seu diagnóstico e tratamento de varizes em Brasília, com clínico especializado e experiente em doenças vasculares.