fbpx

Conheça os riscos cardiovasculares do diabetes

O diabetes é uma doença que prejudica o bom funcionamento cardíaco, elevando as chances de infarto e o aparecimento de outras doenças cardiovasculares.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o Brasil possui cerca de 13 milhões de pessoas afetadas pela doença, considerada um dos principais fatores de risco para as doenças do coração.

Aliás, o diabetes aumenta em até 50% as chances das mulheres sofrerem um infarto e em 40% as chances dos homens.

Por isso, a doença é um sinal de alerta para a saúde e, portanto, devemos estar atentos ao seu desenvolvimento.

Diabetes e o funcionamento do coração

O diabetes surge quando o pâncreas perde sua capacidade de produzir insulina, que é um hormônio que facilita a entrada de glicose nas células. 

Quando o corpo não produz a insulina adequadamente, o açúcar não chega ao destino correto e pode ficar na corrente sanguínea, podendo entupir artérias.

Com isso, a doença favorece a formação das placas de gordura nas artérias do coração, cérebro e pernas, o que são extremamente prejudiciais para a saúde e pode provocar o infarto e outras doenças relacionadas, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Além disso, o diabetes também provoca a piora nos casos de pressão alta e das taxas de colesterol. 

Alguns fatores de risco incluem:

  • Herança genética;
  • Hábitos não saudáveis;
  • Diagnóstico de pré-diabetes;
  • Hipertensão;
  • Colesterol ruim alto;
  • Sobrepeso;
  • Doenças renais crônicas;
  • Diabetes gestacional;
  • Síndrome de ovários policísticos;
  • Uso de alguns medicamentos.

Tipos de diabetes

Diabetes Tipo 1: surge quando o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina, causada por alguma alteração no sistema imunológico.

Diabetes Tipo 2: dificuldade da insulina agir corretamente nos músculos, tecidos gordurosos e fígado, principalmente, podendo causar sobrecarga no pâncreas devido à produção acima do normal de insulina. 

Diabetes Gestacional: surge quando há diminuição da tolerância à glicose e é diagnosticado pela primeira vez na gestação.

Outros tipos: decorrentes de questões genéticas, associadas com outros tipos de doenças ou com o uso de medicamentos.

Como prevenir ou controlar o diabetes

Uma boa forma de controlar esta condição é por meio de dietas e medicamentos, portanto, é fundamental que o paciente diabético seja acompanhado por um médico especialista.

Manter uma dieta equilibrada é essencial para o controle do diabetes. Além disso, é importante praticar exercícios físicos regulares, controlar a pressão alta, controlar o aumento do colesterol ruim e evitar o tabagismo  

Contudo, é importante não negligenciar a sua saúde e estar atento aos sinais que o seu corpo dá. É possível controlar ou prevenir o diabetes com cuidados simples e mantendo o acompanhamento médico especializado.

Angiologia e Cirurgia Vascular em Brasília

A Clínica de Veias é uma unidade médica especializada no tratamento e exames de doenças vasculares, como varizes, trombose venosa, inchaço e dor nas pernas, alterações nas artérias, vasos linfáticos, aneurisma, erisipela e linfedemas, entre outras. Entre em contato e agende sua consulta: (61) 3202-4332 | 99148-7274 (WhatsApp)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Leia também