Check-up vascular pós-Covid-19: qual a importância?

A princípio, a Covid-19 consistia em uma síndrome respiratória aguda, que afetava principalmente os pulmões. No entanto, com o tempo, estudos clínicos demonstraram que se tratava de uma doença sistêmica com potencial para complicações multiorgânicas, inclusive na saúde vascular.

Em geral, mesmo após a cura da Covid-19, alguns pacientes se queixam de dores nas pernas, formigamento e inchaço, o que representa possíveis sequelas circulatórias da doença, caracterizando o quadro da Síndrome Pós-Covid, que é definido por manifestações clínicas persistentes associadas à infecção pelo coronavírus.

Quais problemas vasculares podem estar associados à Covid-19?

É importante entender que, mesmo após a alta hospitalar, se for o caso, o paciente recuperado da Covid-19 pode desenvolver fenômenos tromboembólicos, como trombose venosa profunda, trombose arterial e embolia pulmonar. Por isso, atentar-se aos sinais de alerta é imprescindível para evitar possíveis complicações. Abaixo, saiba mais sobre as doenças que estão associadas à Covid-19:

Trombose venosa profunda

É a principal sequela pós-Covid, com risco elevado de evolução para embolia pulmonar. A trombose venosa profunda ocorre quando um coágulo sanguíneo se forma em uma ou mais veias profundas do corpo, geralmente nas pernas, causando dor e inchaço na região.

Úlceras de pressão

São feridas que ocorrem após um longo período de imobilização, além de pressão corporal em pontos específicos do corpo. A presença destas úlceras de pressão constitui uma porta de entrada para infecções, portanto, é preciso ficar atento e buscar orientação médica imediatamente.

Sensação de formigamento e queimação nas pernas

Uma das principais sequelas vasculares da Covid-19, pode estar associada a diversas doenças, justamente por ser um sintoma que afeta a circulação sanguínea. No entanto, também pode ser um sinal de alerta para outros problemas. Por isso, o diagnóstico médico é fundamental.

Alterações na temperatura e coloração dos membros

Quando a interrupção do fluxo sanguíneo ocorre em uma artéria, a região pode ficar esbranquiçada, o que também altera a temperatura da pele no local. Além disso, o paciente pode sentir dor de intensidade variável dependendo do vaso acometido. Neste caso, a avaliação médica é urgente.

Check-up vascular em Brasília

A Clínica de Veias é uma unidade médica especializada no tratamento e exames de doenças da circulação, como trombose venosa, inchaço e dor nas pernas, varizes, alterações nas artérias e tratamento vascular após infecção por coronavírus. Agende o seu check-up vascular no pós-Covid, em Brasília.