fbpx

Apesar de a Covid-19 ser uma doença pulmonar, você sabia que ela também pode afetar as veias do seu corpo?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), pacientes infectados pela doença estão apresentando riscos de desenvolver coágulos sanguíneos. Isso porque há a chance de um fragmento do coágulo se desprender e entrar no fluxo sanguíneo, indo em direção aos pulmões, o que pode provocar um quadro grave de embolia pulmonar.


A chamada trombose é a formação desses coágulos no interior das veias, causando a obstrução total ou parcial dos vasos. A partir disso, a infecção por Covid-19, somada ao processo inflamatório sistêmico, eleva o risco do desenvolvimento da doença, que acomete principalmente as pernas e os pés, causando inchaço e dor extrema no local.

Como posso prevenir o surgimento da trombose no pós-covid?

Caso seja descoberta precocemente, existem muitas formas de prevenção e tratamento da trombose. Na Clínica das Veias, é possível fazer uma avaliação sobre o risco dessa doença ou qualquer outra inflamação nos vasos, especialmente após a infecção por coronavírus.

O check-up vascular deve ser realizado em pessoas a partir dos 40 anos ou que apresentem fatores de risco como, por exemplo, hipertensão, obesidade e diabetes. Entretanto, há doenças que estão diretamente relacionadas a uma maior chance de trombose, como dislipidemias, hipotireoidismo, câncer, cateteres intravenosos e infecções.

No entanto, independentemente de doenças prévias, caso a pessoa apresente sintomas vasculares, principalmente nas extremidades do corpo, é preciso procurar um especialista o quanto antes.

Grande parte dos pacientes com trombose não apresentam sintomas, mas podem surgir casos de muita dor e inchaço nas mãos, braços, pernas, panturrilhas e pés, além da mudança de temperatura e cor do local.

Sobre a Clínica de Veias

A Clínica de Veias é uma unidade médica especializada no tratamento e exames de doenças da circulação, como trombose venosa, inchaço e dor nas pernas, varizes, alterações nas artérias, entre outros. Marque agora sua consulta na Asa Sul, em Brasília.

3 Comentários. Deixe novo

  • Maria Margareth silva A.
    31/01/2022 01:50

    Desculpe houve erro na digitação. Fiquei surpresa com a orientação de trombose pós COVID.

    Responder
  • Elenita luci5a Martins e Silva
    31/03/2022 18:23

    Esclarecedor, tive covid e hoje com dores nas pernas e pé, e sou portadora de trobombofilia sem plano de saúde nem sei o que fazer.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Leia também