fbpx

O que é erisipela e quais são seus primeiros sintomas?

A erisipela é uma doença infecciosa que se caracteriza por uma erupção cutânea avermelhada e quente causada por uma infecção bacteriana. 

Geralmente, as portas de entrada dessas bactérias são micoses de unha, frieiras, picadas de insetos e outros tipos de cortes, feridas e lesões. 

A erisipela pode ocorrer em qualquer pessoa, mas algumas estão mais suscetíveis, principalmente quando há enfraquecimento do sistema imunológico e má circulação.

A erisipela é mais comum nos membros inferiores, principalmente na região da panturrilha, porém também pode ocorrer em outras partes do corpo, como braços e rosto.

Os sintomas iniciais da erisipela podem incluir mal-estar, calafrios, febre e vômito, que ocorrem até dois dias antes do aparecimento dos sintomas tópicos. Na pele, a doença se caracteriza por vermelhidão, inchaço e aspecto brilhante, além de dor e calor no local afetado. Em casos mais graves, há o surgimento de bolhas (com pus), expansão da vermelhidão e necrose.

É importante que a erisipela seja tratada com rapidez para reduzir o risco de complicações, como infecção secundária e necrose do tecido da pele.

Como deve ser o tratamento para erisipela

O tratamento para erisipela deve ser feito o mais breve possível, tendo como base o uso de antibióticos orais ou intravenosos para tratar a infecção. Estes devem ser selecionados de acordo com o tipo de bactéria que está causando a erisipela.

O tratamento mais usado é com medicação oral, mas em casos de erisipela bolhosa podem ser indicadas pomadas com antibióticos para uso tópico. Quando as lesões são mais extensas ou a doença atinge a circulação, a indicação é a medicação intravenosa. 

Alguns cuidados são essenciais para a recuperação:

  • Repousar e elevar os membros inferiores;
  • Usar meias de compressão;
  • Manter a ferida limpa e seca;
  • Manter-se hidratado;
  • Resfriar a área afetada para diminuir o inchaço.

É importante, ainda, evitar remédios caseiros, pois pomadas não indicadas podem atrapalhar o tratamento. 

Quando o tratamento é feito na fase inicial da erisipela, as chances de melhora são muito maiores e ocorrem em menor tempo.

Como prevenir o surgimento da erisipela

A erisipela pode ser prevenida com a adoção de medidas como higiene local, tratamento de micoses e ferimentos, e técnicas que evitem o inchaço das pernas. Nesse último caso, recomenda-se o uso de meias de compressão e evitar ficar muito tempo sentado ou em pé.

Além disso, como a erisipela se relaciona com a obesidade, é importante ter atenção em relação ao sobrepeso. É essencial fazer controle do diabetes, tendo em vista que a condição afeta principalmente diabéticos.

O principal método de prevenção é identificar os fatores de risco e tratá-los, por isso o acompanhamento com o cirurgião vascular é muito importante.

Diagnóstico e tratamento de doenças vasculares em Brasília

A Clínica de Veias é uma unidade médica especializada no tratamento e exames de doenças vasculares como varizes, trombose venosa, inchaço e dor nas pernas, alterações nas artérias, vasos linfáticos, aneurisma, erisipela e linfedemas, entre outras.

Entre em contato e agende sua consulta: (61) 3202-4332 | 99148-7274 (WhatsApp)

(Dr. Alcides Araújo | CRM-DF 9.681; RQE: 7284 / RT: Dr. Leonardo Pires de Sá Nóbrega – Angiologia | CRM-DF 13.198; RQE 7.703)

32 Comentários. Deixe novo

  • Marta regina barbosa borges da silva
    04/09/2023 01:31

    Estou com uma eresipela bolhosa desde 6/06/23…fiquei enternada durante 21dias e ñ estou conseguindo cura…ñ tem ferida mas tenho muitas ferroadas

    Responder
    • Olá! Entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 99148-7274 ou telefone (61) 3202-4332, para que possamos esclarecer sua dúvida.

      Responder
      • Meu nome Vidal, meu whatsapp 11 95837-9295 tive recentemente irispela, mais sinto fortes calor e queimaçao nos tecidos das pernas direita e esquerdas ,preciso curar urgente, tive dia 5 de fevereiro principio de enfarte do miocardio ,, acho que este problema está dificultando o oxigênio das artérias e trazendo problemas de pressão no coração

        Responder
    • Aprecida Trucolo
      04/11/2023 17:51

      Eu estou com tromboflebite já faz 2 meses e sinto muita agulhadas oque fazer?

      Responder
    • Josue Gomes Júnior
      03/03/2024 10:56

      Tenho muita coceira nas pernas, pq?

      Responder
  • Sueli freitas
    15/09/2023 21:01

    A primeira vez a minha foi bolhosa
    Graças a Deus consegui fechar

    Agora voltou ( apesar de quase todos os meses tomo bezatacil) mas não bolhosa

    Responder
  • Eva Terezinha Trevizan
    30/09/2023 09:30

    Bom dia. Sou cadeirante e a dez dias me apareceu uma erisipela. Tomei duas bezetacil e estou em tratamento via oral. Mas como não tenho sensibilidade só sinto a perna com febre e bem vermelha. Além disso tenho uma neuropatia intensa e constante, sequela da cirurgia de hérnia de disco. Já tentei vários medicamentos e nada resolve. Tomo pregabalina , amitriptilina e sirdalud , sera por isso que o tratamento está lento. Assim que começou já fui ao médico e parece estar aumentando.

    Responder
  • Sebastiana Irene
    16/10/2023 23:16

    Boa noite, meu irmão está internado já faz 15 dias com erisipela na perna direita ,agora na esquerda tbm, inchou o braço esquerdo, há dois meses ou 3 teve trombose no braço direito, não estou vendo muita melhora, está na UTI, pode me dar alguma ideia do que fazer?

    Responder
  • Valdemir da Silva
    29/10/2023 19:21

    Amanhã perna queima muito eu não estou conseguindo nem dormir direito

    Responder
  • Valdemir da Silva
    29/10/2023 19:24

    Podem me ajudar por favor

    Responder
  • ANTONIO CARLOS CARDOSO DA SILVA
    12/11/2023 12:37

    Meu pai está com a perna muito vermelha e inchada e dói muito o q fazer ?

    Responder
  • Vanessa adilia Medeiros dos Santos
    01/01/2024 18:00

    Eu estou com erisipele já faz 4 meses já tomei antibiótico e nada de sarar

    Responder
  • CIRIANE ALVES FURTADO.
    07/01/2024 19:32

    Gostei muito de saber as respostas,era exatamente o que eu queria saber sobre irisipela.
    Obrigada.

    Responder
  • Ivete de Souza Eiras Medeiros
    11/01/2024 23:23

    Boa noite eu estou em tratamento do câncer de mama já fiz cirurgia quimioterapia e radioterapia agora apareceu uma erisipela hoje tomei bezetacil e na semana que vem mais uma tenho uma tomografia pra fazer um dia antes de toma a bezetacil faz mal tem algum perigo por causa do contrastes

    Responder
  • Odete Maria
    16/02/2024 18:36

    Pq tenho Erisipela será que é pq tenho Imunidade baixa ou má circulação?

    Responder
  • Maria evangeline Nascimento da Silva
    10/03/2024 02:20

    Estou com uma dor na perna devido uma queda que levei há mais de 15 dias .Estou percebendo meus pé direito quente ,a perna direita justamente da queda está ficando com um vermelhidão e fixando escura já sou de pele.negra e está ficando mais escura ainda ,estou achando que pode ser erisipela uma.vez que a pé está ficando muito afetada crespa e dói tanto percebo que quando fico deitada por .muito tempo fica bem desinchada.

    Responder
  • Terezinha nunes taparica
    17/03/2024 10:34

    Bom dia meu filho estar comirisepela naperna está tomando remédios antibióticos e bolhoiola tem bolhas nos pé

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Leia também