O ecodoppler é um exame simples, realizado através de ultrassons. Ele permite avaliar a velocidade do fluxo sanguíneo. Ou seja, por meio dele é possível analisar a presença de coágulos, oclusões e aneurismas, o funcionamento de válvulas, o estreitamento de artérias e mais. Por essa razão, o ecodoppler é o exame de referência para diagnóstico de problemas circulatórios, um verdadeiro guia da circulação sanguínea.
Para que serve o ecodoppler venoso
O ecodoppler das veias é utilizado para aferir problemas nos vasos que transportam o sangue de volta dos membros e extremidades até o coração. De forma que pode ajudar a avaliar o sistema venoso superficial e também o profundo. Portanto, é indicado na investigação da trombose venosa profunda e da insuficiência venosa crônica – as chamadas varizes.
Capaz de fornecer informações hemodinâmicas, como os pontos exatos com alteração de fluxo, o ecodoppler pode tornar o tratamento mais eficiente. Além de permitir o acompanhamento dos resultados da terapêutica adotada. Afinal, pode ser repetido quantas vezes forem necessárias sem qualquer prejuízo ao paciente.
Como o exame é utilizado na investigação das artérias
Doenças como a aterosclerose – acúmulo de colesterol nas paredes das artérias, causando obstrução do fluxo sanguíneo – são comuns da idade. Contudo, a aterosclerose pode levar a problemas graves como o infarto, quando acomete as artérias coronárias. Ademais, quando atinge os membros inferiores podem ocorrer dor e claudicação. Por fim, há risco de acidente vascular cerebral quando a doença compromete as carótidas.
O ecodoppler arterial é o exame de excelência para o diagnóstico da condição. A saber, a sensibilidade e especificidade do ecodoppler permitem quantificar os níveis dos depósitos de gordura nas artérias. Assim, é possível orientar e acompanhar o tratamento.
Ecodoppler de carótida na prevenção do AVC
Placas de colesterol podem se soltar da parede da artéria carótida e obstruir o fluxo sanguíneo até o cérebro. Como consequência ocorre a morte das células cerebrais, o AVC. Tal condição é propiciada pela aterosclerose.
Dessa maneira, o ecodoppler de carótidas é indicado quando há histórico ou suspeita de aterosclerose. Ou ainda quando o paciente apresenta sintomas característicos como tontura e desmaios. Mesmo porque o exame é capaz de avaliar o estreitamento das artérias e a velocidade com o que o sangue circula em seu interior.
Saiba mais sobre a Clínica de Veias
A Clínica de Veias busca oferecer serviços de excelência nas especialidades médicas de angiologia, cirurgia vascular e ecografia vascular com doppler. Afinal, a unidade médica é especializada no tratamento e exames de doenças da circulação. Só para exemplificar, entre as doenças estão varizes, trombose venosa, inchaço e dor nas pernas, alterações nas artérias e vasos linfáticos.