fbpx

Ecodoppler: o guia da circulação sanguínea

O ecodoppler é um exame simples, realizado através de ultrassons. Ele permite avaliar a velocidade do fluxo sanguíneo. Ou seja, por meio dele é possível analisar a presença de coágulos, oclusões e aneurismas, o funcionamento de válvulas, o estreitamento de artérias e mais. Por essa razão, o ecodoppler é o exame de referência para diagnóstico de problemas circulatórios, um verdadeiro guia da circulação sanguínea.   

Para que serve o ecodoppler venoso

O ecodoppler das veias é utilizado para aferir problemas nos vasos que transportam o sangue de volta dos membros e extremidades até o coração. De forma que pode ajudar a avaliar o sistema venoso superficial e também o profundo. Portanto, é indicado na investigação da trombose venosa profunda e da insuficiência venosa crônica – as chamadas varizes. 

Capaz de fornecer informações hemodinâmicas, como os pontos exatos com alteração de fluxo, o ecodoppler pode tornar o tratamento mais eficiente. Além de permitir o acompanhamento dos resultados da terapêutica adotada. Afinal, pode ser repetido quantas vezes forem necessárias sem qualquer prejuízo ao paciente. 

Como o exame é utilizado na investigação das artérias

Doenças como a aterosclerose – acúmulo de colesterol nas paredes das artérias, causando obstrução do fluxo sanguíneo – são comuns da idade. Contudo, a aterosclerose pode levar a problemas graves como o infarto, quando acomete as artérias coronárias. Ademais, quando atinge os membros inferiores podem ocorrer dor e claudicação. Por fim, há risco de acidente vascular cerebral quando a doença compromete as carótidas.

O ecodoppler arterial é o exame de excelência para o diagnóstico da condição. A saber, a sensibilidade e especificidade do ecodoppler permitem quantificar os níveis dos depósitos de gordura nas artérias. Assim, é possível orientar e acompanhar o tratamento. 

Ecodoppler de carótida na prevenção do AVC

Placas de colesterol podem se soltar da parede da artéria carótida e obstruir o fluxo sanguíneo até o cérebro. Como consequência ocorre a morte das células cerebrais, o AVC. Tal condição é propiciada pela aterosclerose.     

Dessa maneira, o ecodoppler de carótidas é indicado quando há histórico ou suspeita de aterosclerose. Ou ainda quando o paciente apresenta sintomas característicos como tontura e desmaios. Mesmo porque o exame é capaz de avaliar o estreitamento das artérias e a velocidade com o que o sangue circula em seu interior. 

Saiba mais sobre a Clínica de Veias

A Clínica de Veias busca oferecer serviços de excelência nas especialidades médicas de angiologia, cirurgia vascular e ecografia vascular com doppler. Afinal, a unidade médica é especializada no tratamento e exames de doenças da circulação. Só para exemplificar, entre as doenças estão varizes, trombose venosa, inchaço e dor nas pernas, alterações nas artérias e vasos linfáticos.

4 Comentários. Deixe novo

  • Sueli Maria Alves
    05/03/2021 12:39

    Bom dia tenho doresno gluten que desce por de tras da perna ate chegar ao pe dormencia formigamento e dificuldade em caminhar na perna esquerda.qual exame fazer para descobrir se é má circulação. Agradeço se responderem tenho muitas dores

    Responder
  • Alcinei De Castro Moriz
    02/04/2022 06:13

    Oi pfv me ajude eu tenho muito mar circulação vascular pernas i braços i mão pé não tou aguentando e dores inchaço coceira formigamento quentura exeço de peso dormência nos braços i pernas não aguento muito em pé caminho doi não aguento trabalhar por causa dessas dores faço força doi tanto nos braços i pernas tou sentido agora umas pontada no coração as vez tou afastado pelo inss por outro problema também de varicocele no testículo i não tou recebendo nem um benefício isso causou de uns trabalho repetitivo na empresa carregando produto pesado porq elis não pode da um acidente de trabalho me ajude

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Leia também

Menu